fbpx
Blog Colégio Batista

Como cuidar da disciplina dos filhos

– A disciplina dos filhos começa literalmente no berço.

Têm pais que deixam para educar os seus filhos, quando eles estão maiores. Isso é perigoso, porque a criança vai ganhando personalidade e, quanto mais tarde, mais difícil fica controlar as vontades de uma criança. Por isso, a disciplina deve começar bem cedo.

– Mostre para o seu filho que é você quem manda.

Amar um filho não significa dar tudo e respeitar as vontades dele. Os pais são autoridades sobre os seus filhos e existem para ensinar, corrigir e disciplinar. As crianças devem ter esse sentido de se submeter a autoridade dos pais e respeito desde bem pequenas, quando de fato começa a educação delas. Muitos pais querem educar os filhos pela ditadura da recompensa: recompensa porque eles não têm tempo, recompensa porque eles estão viajando, recompensa porque eles se separaram, recompensa porque ficaram trabalhando até mais tarde.

Independente das situações que a vida moderna nos impõe, os filhos devem saber que devem obediência aos pais. Ponto final. Caso contrário, futuramente eles serão os mais prejudicados.

– Não exagere.

A autoridade sobre os filhos deve ser exercida em amor, sempre. Desta forma, ela será exercida sem exageros. Os filhos também precisam de respeito, carinho, diálogo.

– Converse muito. Exercer autoridade sobre os filhos não significa estar longe deles, pelo contrário. As facilidades encontradas pelo mundo atual são enormes e os filhos precisam de ver a família como refúgio, apoio e confiança.

– Dê tempo.

Ter filhos e educa-los representa investimento de tempo. Mesmo que o tempo seja mais reduzido do que aquele que foi dispensado a você pelos seus pais, invista na qualidade desse tempo com atenção, isto é, se desligando totalmente de outras tarefas.

– Seja exemplo.

Não adianta ter autoridade, exercer disciplina, cobrar dos filhos e não dar o devido exemplo. Nós somos modelos para os nossos filhos. Se o exemplo é ruim, há uma tendência deles nos seguirem. Em educação não dá para falar faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço.

– Corrija.

A questão de como disciplinar o filho é muito discutida, principalmente, a questão de bater. Por isso, não vamos entrar em questões polêmicas. Consideramos como questão pessoal, que deve ser discutida e acordada entre o casal. Mas, a criança precisa ser corrigida, disciplinada. Neste caso, os pais precisam estar prontos para aplicarem a disciplian de acordo com a indisciplina praticada pelo filho.

– Não cometa os mesmos erros dos seus pais.

Neste ponto, precisamos chamar a atenção para as questões da falta de tempo e da falta de disciplina. Muitos pais que hoje estão criando os seus filhos foram criados por pais que já não deram o tempo ideal, trabalhavam muito, e exerceram pouca autoridade.

Colégio Batista do Vilar

Autor Colégio Batista do Vilar

Mais posts de Colégio Batista do Vilar